Banco de Dados GEPECISC/NADEC/UFSC
Fontes auxiliares para ensino de ciências naturais
Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - SC - GEPECISC
A trajetória de construção e desenvolvimento do Banco de Dados
O Banco de Dados de Fontes Auxiliares para Ensino de Ciências Naturais é um instrumento que nasceu da necessidade de colocar à disposição dos professores de ensino fundamental e médio as possibilidades de materiais didáticos disponíveis para a elaboração e desenvolvimento de seus planejamentos e aulas.
A elaboração do Banco de Dados remonta ao ano de 1993 e foi feita pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências de Santa Catarina (GEPECISC), ligado a então linha de Educação em Ciência do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC.
Naquela época, foi elaborada a ficha bibliográfica básica e uma equipe composta por pesquisadores em ensino de ciências, biologia, física, matemática e geografia dedicaram-se a analisar e fichar os artigos da Revista Ciência Hoje das Crianças. O princípio era, e continua sendo, analisar e fichar cada material a partir de suas potencialidades de exploração pelos professores do ensino fundamental e médio, usando, para isto, principalmente o instrumento das palavras-chave, contidas na ficha bibliográfica eletrônica.
O Banco de Dados foi concebido e desenvolvido para ser um instrumento AUXILIAR no planejamento, construção ou execução das atividades docentes.
Desde 1993 o banco de dados foi constantemente alimentado e atualizado por vários mestrandos, doutorandos, bolsistas de extensão, iniciação científica e monitores ligados ao GEPECISC ou a disciplinas de graduação do Curso de Ciências Biológicas da UFSC que diretamente se relacionam ao ensino de ciências. Esta equipe está referenciada no link equipe.
Em 2005, o Projeto NADEC/FAPEU/FINEP ofereceu a oportunidade de ampliar ainda mais o alcance do Banco de Dados de Fontes Bibliográficos para o Ensino de Ciências transformando-o em versão on-line e disponibilizando-o em sua página.
Nos últimos 20 anos, muito se avançou no Brasil no que diz respeito à produção e publicação de material didático e paradidático para o ensino básico. Contudo, ainda restam dois desafios importantes para que o professor possa de fato aproveitar esta evolução. O primeiro diz respeito ao conhecimento e a sistematização desta produção. De nada adianta a informação, por melhor que ela seja, se ela não puder ser recuperada, na hora adequada, pelo professor. Este Banco de Dados se propõe a contribuir nesta tarefa. A segunda, e sem dúvida mais fundamental, é que o professor, uma vez sabendo da informação que necessite, tenha, de fato acesso a ela. Neste aspecto o Banco de Dados pode contribuir para que o professor, juntamente com a comunidade escolar, possa reivindicar condições adequadas para o trabalho pedagógico. Estas não podem deixar de incluir condições satisfatórias (materiais e de recursos humanos) para a biblioteca da escola.
O objetivo do Banco de Dados
O Banco de Dados é um instrumento que auxilia o professor a localizar a referência a partir de assuntos (palavras) de interesse.
As referências encontradas no Banco de Dados devem ser buscadas fora dele, pois os artigos integrantes do Banco de Dados não estão on-line.
O GEPECISC dispõe de todo o material constante no Banco de Dados. Consulte o link Horários de Consulta do Acervo para verificar a disponibilidade do acesso ao material a cada semestre.
Como Pesquisar
No link consulta ao acervo a busca é realizada por palavras de interesse e aquelas correlatas. Por exemplo, se o interesse é localizar artigos sobre o tema da visão podem ser usar as seguintes palavras chaves: visão, olho, luz. Se o interesse é sobre animais marinhos a tentativa pode ser feita com as palavras: fauna marinha, animais marinhos, mar, oceano, praia, [nome do animal], etc.
O Banco de Dados também pode pode ser mostrado integralmente, na forma de uma grande tabela, com todos os registros e campos que o compoem. Para isto selecione na página inicial o link banco de dados completo.
Cada registro do banco é composto por campos. Estes campos são os seguintes, com o respectivo significado:
Título: [ título do que está fichado no banco ]
Autor: [ nome do(s) autor(es) do artigo, livro, folder, etc ]
Ano: [ano de publicação ]
Publicação: [ dados da Revista, com volume, número e páginas, ou do livro, com editora e local ou outro importante para localizar a publicação]
Acervo: [ local onde se encontra guardado este material ]
Localizador: [ referência para busca dentro do acervo - necessário somente para alguns registros ]
Tipo: [ indica a natureza do material ] tipos de material
Assunto 1, 2, 3, 4, 5, 6: palavras chave atribuídas a cada material fichado no banco de dados
Observação: campo para anotações especiais
É importante que o usuário, ao fazer a consulta local ao acervo do GEPECISC, esteja munido dos dados básicos de cada registro que deseja consultar:
título, autor, publicação, ano, acervo e localizador (se houver na ficha)
A equipe que construiu e desenvolve o Banco de Dados
Construção do Banco de Dados: Adriana Mohr, Demétrio Delizoicov, Jane Bittencourt, José Augusto Mendes Sobrinho, Marco Alvetti, Nadir Castilho Delizoicov e Vivian Leyser.
Alimentação do Banco de Dados: Alcionete Pischiski, Alice Vianna Schmall, Caroline Zabendzala Linheira, Clara Paraboa, Fernando Bombardelli, Henrique Lemos Jucá, Igor Dias Medeiros, Juliana Rezende Torres, Priscila Mazzaro Barbosa,
Horário e local de atendimento
Local do acervo
Universidade Federal de Santa Catarina
Campus da Trindade, Florianópolis SC
Centro de Ciências da Educação, prédio A, sala 13 - térreo
tel: 33318705 nos horários abaixo
e-mail: bionadec@ced.ufsc.br
Horário de atendimento (de junho a agosto de 2006)
segunda: das 14:00 as 18:00
terça - das 8:20 as 11:50 e das 14:20 as 18 :00
quarta - das 14:20 as 17:10 |